Já pensou que tem como ganhar dinheiro com alimentos em casa? 

Se você tem uma ótima receita é provável que seus amigos e familiares falam muito bem dela, sendo assim você tem uma oportunidade!

Muitas vezes temos uma receita de biscoito, de bolo, entre outros, que chama a atenção da nossa família e amigos. Mais o que aconteceria se você estivesse disposto a aperfeiçoa-la e assim compartilhar com o mundo?

Analisamos uma lista de tarefas para você saber por onde começar.

Cozinha, Manter ambiente de trabalho limpo e organizado

Verifique suas instalações

A primeira coisa que você deve fazer é verificar onde você irá produzir seus produtos, principalmente verificar se sua cozinha está adequada aos padrões da vigilância sanitária.

Limpeza e conservação dos produtos são essenciais para quem trabalha com alimentos.

Uma boa recomendação é buscar informações junto a esses órgãos e saber quais são as informações são obrigatórias nos rótulos dos produtos.

Encontre suporte

Busque o máximo possível de informação, pois isto vai ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento. Uma dica é procurar o SEBRAE, pois lá possuem especialistas que irão lhe orientação, desde o plano de negócios até o preço final do produto.

Ter apoio emocional, durante o que pode ser um momento difícil, também é importante. Portanto converse com sua família e peça apoio a todos. Juntos sempre seremos mais fortes.

Acreditem esse é um passo realmente vital.

Pesquisa de Mercado

Pesquisa de mercado é muito importante. Faça amostras do produto e leve aos vizinhos, sobretudo passe em estabelecimentos que são potenciais clientes e deixe uma amostra para prova em seguida pergunte se gostaram. Isso vai lhe dar um feedback sobre o que se deve melhorar.

Sócios são importantes

Juntar-se

Muitas pessoas que decidem empreender no ramo da alimentação têm experiências em outras áreas, portanto é importante unir forças e combinar habilidades com um parceiro de negócios, pois ter uma caixa de ressonância e prestar contas à outra pessoa contribuiu para o crescimento da empresa.

Talvez você tenha expertise no produto em si, mais precisa de ajuda em outras áreas. Você não é necessariamente ótimo em tudo.

Mantenha os negócios e a casa separados

Sei que trabalhando em casa, é muito difícil se separar resto do negócio.

Quando começar a produzir ou realizar algum trabalho especifico da sua empresa. Tente se desligar dos afazeres domésticos, tente centralizar seus produtos em um local separado.

Quando isso se tornar impossível e seu negócio tomar conta de toda sua casa é sinal que está dando certo. Sendo assim você já deve se planejar e buscar um local apropriado para seu novo tamanho de empresa.

Divulgação

Essa é uma parte muito importante do negócio, pois para se alcançar um público maior você precisa de um bom produto e um marketing eficiente.

Hoje, isso ficou muito mais fácil de fazer e com muito pouco investimento, você já consegue alcançar várias pessoas de sua comunidade.

As redes sociais são vitais nessas estratégias, crie Páginas no Facebook e um Perfil no Instagram, tenta fazer isso da forma mais profissional possível.

Dica: Use a ferramenta Canva para criar gratuitamente, logotipos e postagens e em contrapartida use também as Hastags.

Não esqueça que o Facebook e o Instagram permitem que você faça divulgação paga do seu post, sobretudo com baixos investimentos.

Sem contar que está publicidade é segmentada por localidade, faixa etária, sexo entre outras opções.

Mantenha a paixão

Não se esqueça do por que você começou o negócio. A paixão por seu produto, principalmente nos momentos difíceis.

No final do dia, você tem que amar o que faz.

© Food Business Brasil 2018